Doenças reumatológicas

Doenças reumatológicas são doenças crônicas que acometem as articulações, os ossos, os tendões, as cartilagens, os músculos, enfim, todo o aparelho locomotor.
Veja a seguir as doenças mais frequentes no consultório de reumatologia

Artrite idiopática juvenil(AIJ)

Também conhecida como artrite reumatóide juvenil, a Artrite Idiopática Juvenil(AIJ) é uma doença inflamatória que pode atingir as articulações também ter manifestações em outros órgãos, como a pele, os olhos e o coração. Leia mais sobre o assunto clicando aqui.

Para fazer o download da cartilha da Sociedade Brasileira de Reumatologia sobre Artrite idiopática juvenil, clique aqui.

Artrite psoriásica

•

A psoríase é uma doença auto-imune  que se caracteriza pelo acometimento da pele por lesões avermelhadas, que descamam. Essas lesões podem aparecer sobretudo em couro cabeludo, joelhos cotovelos, região interglútea. Outras lesões possíveis podem ser observadas nas unhas. A presença de psoríase no paciente ou em algum familiar é importante para fechar o diagnóstico de artrite psoriásica. Esse achado, associado a uma história de dor e inchaço articular, em geral fecha o diagnóstico. Leia mais sobre o assunto clicando aqui

Para fazer o download da cartilha da Sociedade Brasileira de Reumatologia sobre artrite psoriásica, clique aqui.

Artrite reumatóide

É uma das doenças mais frequentes no consultório do reumatologista. Quadro se caracteriza por inchaço, rigidez e dores na articulações. Se não tratada, pode levar a graves sequelas, como deformidades e limitações de movimentos.

As dores em geral são piores no período da manhã ou após repouso prolongado, existindo também grande rigidez articular.

Nos últimos anos houve grande evolução nos tratamentos, o que trouxe uma grande melhora na qualidade de vida dos pacientes. Apesar de não existir cura, o tratamento precoce pode evitar o surgimento das temíveis sequelas/deformidades. Leia mais sobre o assunto clicando aqui.

Para fazer o download da cartilha em PDF da Sociedade Brasileira de Reumatologia sobre artrite reumatóide, clique aqui.

Doença de Behçet

É um tipo de vasculite(inflamação crônica dos vasos sanguíneos) que pode causar feridas na boca, nos genitais, lesões nos olhos e na pele.

Esclerodermia

A esclerodermia é uma doença do sistema imunológico em que ocorre um endurecimento da pele, que se torna mais grossa, espessa, lisa, sem elasticidade.  Existem 2 tipos de esclerodermia: a sistêmica e a localizada.

A forma sistêmica pode acometer a pele e os órgãos internos. Já na forma localizada, apenas a pele é acometida.

Na maior parte dos pacientes, a primeira manifestação clínica na Esclerose Sistêmica é o chamado fenômeno de Raynaud. Esse fenômeno constitui-se em alterações da coloração dos dedos quando expostos ao frio ou ao estresse (tornam-se pálidos ou azulados quando da exposição à temperatura fria, ou
avermelhados quando aquecidos). Acomete preferencialmente as mãos e os pés, mas pode acontecer também no nariz, língua, mamilo, orelha.

Leia mais sobre o assunto clicando aqui.

Para fazer o download da cartilha da Sociedade Brasileira de Reumatologia sobre esclerodermia, clique aqui.

Espondilite anquilosante

Espondilite anquilosante é um tipo de reumatismo que causa inflamação principalmente na coluna vertebral e nas articulações sacroilíacas (articulações que ficam na região das nádegas).No passado era geradora de grande número de sequelas sobretudo pela demora no diagnóstico. A caraterística principal é a dor na coluna lombar de caráter inflamatório( melhora com exercício e piora com o repouso, apresenta agravamento no período da manhã. Nos últimos anos o tratamento também apresentou avanços significativos.

Saiba mais sobre espondiloartrite e espondilite anquilosante clicando aqui.

Para fazer o download da cartilha da Sociedade Brasileira de Reumatologia  sobre espondiloartrites, clique aqui.

Febre reumática

A Febre Reumática é uma doença inflamatória que pode comprometer as articulações, o coração, o cérebro e a pele de crianças, adolescentes e adultos jovens.

O maior receio é o acometimento das válvulas cardíacas, o que pode gerar grande prejuízo à saúde do paciente acometido.

A Febre Reumática é uma reação a uma infecção de garganta por uma bactéria conhecida como estreptococo. Essa infecção de garganta é caracterizada clinicamente por febre, dor de garganta, caroços no pescoço (gânglios aumentados) e vermelhidão intensa, pontos vermelhos ou placas de pus na garganta. A criança, geralmente maior de 3 anos de idade, poderá apresentar a infecção de garganta como qualquer outra criança e, geralmente, uma a duas semanas depois começa a apresentar as queixas da Febre Reumática.  Leia mais sobre o assunto clicando aqui.

Para fazer o download da cartilha de febre reumática da Sociedade Brasileira de Reuamtologia em PDF, clique aqui.

Fibromialgia

A Fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta, principalmente, com dor no corpo todo. Muitas vezes fica difícil definir se a dor é nos músculos ou nas articulações.

Os pacientes costumam dizer que não há nenhum lugar do corpo que não doa. Junto com a dor, surgem sintomas como fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada, com a sensação de que não dormiu) e outras alterações como problemas de memória e concentração, ansiedade, formigamentos/dormências, depressão, dores de cabeça, tontura e alterações intestinais.

Uma característica da pessoa com Fibromialgia é a grande sensibilidade ao toque e à compressão de pontos dolorosos. Leia mais sobre o assunto clicando aqui.

Para fazer o download da cartilha de fibromialgia da Sociedade Brasileira de Reumatologia., clique aqui.

Gota

Doença inflamatória que atinge as articulações sobretudo quando a taxa de ácido úrico no sangue está em níveis acima do normal.

Quadro de dor se dá em crises de dor no início da doença, podendo vir a se agravar muito se não tratada adequadamente.

Existem fatores genéticos, porém os hábitos alimentares e o uso de bebidas alcóolicas, sobretudo a cerveja, podem desencadear o problema. Leia mais sobre o assunto clicando aqui.

Para fazer o download da cartilha de gota da Sociedade Brasileira de Reumatologia, clique aqui.

Lúpus

Doença inflamatória autoimune que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro.

É uma doença muito complexa, leia mais sobre lúpus clicando aqui.

Para fazer o download da cartilha sobre Lúpus da Sociedade Brasileira de Reumatologia, clique aqui.

Osteoartrite/Artrose

Considerada a doença articular mais comum, ocorre a partir da degeneração das cartilagens, provocando desgastes nas estruturas ósseas vizinhas. As articulações mais atingidas são as das mãos, joelhos, quadris e coluna.

Leia mais sobre o assunto clicando aqui.

Para fazer o download da cartilha sobre artrose/osteoartrite da Sociedade Brasileira de Reumatologia, clique aqui.

Osteoporose

É uma consição clínica ssociada à diminuição da massa óssea(da densidade do osso), que se trazduz em uma maior fragilidade dos osso, deixando-0s mais sujeitos a fraturas.

Leia mais sobre esse assunto clicando aqui.

Para fazer o download da cartilha sobre osteoporose da Sociedade Brasileira de Reumatologia, clique aqui

Síndrome do anticorpo antifosfolípide(SAAF)

Distúrbio autoimune na coagulação do sangue, caracterizado por trombose arterial e/ou venosa, também podendo gerar complicações na gravidez.

Leia mais sobre esse assunto clicando aqui.

Para fazer o download da cartilha sobre SAAF da Sociedade Brasileira de Reumatologias, clique aqui.

Síndrome de Sjogren

Doença autoimune caracterizada pela secura excessiva dos olhos, boca e outras membranas mucosas.

Leia mais sobre esse assunto clicando aqui.

Para fazer o download em PDF da cartilha sobre Síndrome de Sjögren da Sociedade Brasileira de Reumatologia, clique aqui.

Vasculites

Doenças caracterizadas pela inflamação da parede dos vasos sanguíneos de órgãos como rins, articulações, sistema nervoso central e vias respiratórias.

Leia mais sobre esse assunto clicando aqui.